Porque ter um site Word Press?

Se você deseja desenvolver um site ou se gostaria que alguém desenvolvesse um site para você, WordPress é um nome que você certamente já ouviu falar. Honestamente, nós o recomendamos para quase qualquer pessoa que queira um site por diversos motivos que serão listados abaixo neste artigo.

Então, hoje estamos aqui para lhe apresentar mais de 10 razões pelas quais o WordPress deve ser uma ferramenta que você deveria usar para montar seu site e dar um boost em seu negócio! Mas, antes disso, vamos esclarecer algumas dúvidas que por vezes surgem antes de começar a falar sobre esta incrível ferramenta.

O que é WordPress?

WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo, também conhecido como CMS (Content Management System, em inglês), mas não fornece hospedagem, logo, para ter seu site ativo no WordPress, você ainda precisará pagar pela hospedagem. Imagine o WordPress como uma base bastante completa e flexível para começar a montar seu site. Achando uma hospedagem de confiança e qualidade, basta instalar o WordPress e seu site estará no ar!

Portanto, o WordPress é uma ferramenta muito completa que cria e gerencia seu site para que você não precise começar do zero ao construir um. Ele permite que você crie facilmente blogs, sites profissionais / comerciais, lojas de e-commerce, dropshipping, mídia social (Sim! Você pode montar um site estilo Facebook com WordPress) e muito mais!

É uma ferramenta online, então você nem precisa baixar nenhum software em seu computador, você pode fazer tudo do seu navegador, seja Google Chrome, Mozilla Firefox e até Internet Explorer, não importa!

Agora que você entende o WordPress um pouco melhor, é hora de falarmos sobre por que você deve usar essa ferramenta e algumas de suas principais qualidades.

No final desta postagem, tenho certeza de que sua compreensão desta ferramenta terá mudado.

WordPress é confiável e seguro

Algo que se deseja evitar é a troca constante de ferramentas devido a limitações ou falta de confiança no que está fazendo, principalmente se estiver gerenciando um negócio online. Pessoas que desejam construir um site tendem a olhar para muitas ferramentas diferentes tentando entender qual é a mais confiável.

WordPress atualmente domina o mercado de CMS. De acordo com Kinsta (uma das hospedagens mais confiáveis que existem), WordPress gerência 37% de todos os sites que existem. 63% dos sites construídos com CMS, usam WordPress, seguido por Joomla, Drupal, Squarespace e assim por diante. Aqui está um gráfico rápido para você ter uma ideia e aqui você pode ler o artigo deles.

Ao analisar este gráfico, você pode perceber que se o WordPress não fosse confiável, não seria tão amplamente usado. Para dar um exemplo, aqui estão alguns grandes nomes de sites gringos que também usam o WordPress:

Cerca de 73 milhões de novos posts são publicados no WordPress todos os meses e geram cerca de 80 milhões de comentários durante o mesmo período.

Considerando tudo isto, podemos dizer que usando o WordPress, você está em muito boas mãos. A comunidade é enorme e eles continuam trabalhando juntos para melhorar esta ótima ferramenta CMS, mas esse assunto é para o próximo tópico!

WordPress tem um grande suporte

Devido ao fato do WordPress ser amplamente utilizado em toda a internet, você pode encontrar facilmente todos os recursos necessários online, como tutoriais, cursos, grupos de apoio e suporte, e assim por diante. Inclusive, aconselhamos você a usar a seu favor os fóruns WordPress, onde você irá encontrar grande apoio de toda a comunidade, bem como da Equipe de Suporte oficial do WordPress.

Em um dos planos pagos no site oficial do WordPress, você pode também ter suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, dependendo do plano que você tem. Em planos mais baixos, o suporte é apenas de segunda a sexta-feira. Mas esse suporte é apenas para o WordPress, se você estiver usando ferramentas de terceiros em seu site, como extensões, eles não poderão te ajudar com isso. Se for o caso, você terá que entrar em contato com os desenvolvedores da ferramenta que você está usando, geralmente em ferramentas pagas, o suporte é muito ágil e prático.

WordPress é flexível!

Este CMS pode ser tão simples ou tão complexo quanto você quiser, você decide!

A versão básica simples desta plataforma permite que você publique postagens de blog e crie páginas profissionais. Por outro lado, quanto mais funções e extensões você adiciona, mais complexo e pesado ele se torna, como qualquer ferramenta.

Um lado positivo é que, embora você adicione mais funcionalidades, muitas das extensões/plugins disponíveis são feitos com o objetivo de serem simples e sem precisar aprender a programar em código. Logo, você não precisa se preocupar em aprender código para poder desenvolver ótimos sites profissionais.

Basicamente, quase tudo o que você deseja fazer com o seu site pode ser realizado usando o WordPress. Você pode precisar adicionar plugins e outras ferramentas de terceiros, mas em geral, isto é algo fácil de se realizar, sem ter que passar meses a escrever código ou mesmo aprendendo a escrever código.

Outro aspecto muito importante do WordPress é a flexibilidade referente à parte técnica. Você pode facilmente mudar de desenvolvedor e na maioria das vezes ele será capaz de gerenciar seu site sem ter que começar do zero. E mesmo que tenha que começar do início, ele poderá exportar e importar facilmente a maior parte do conteúdo do site antigo para o seu novo site WordPress.

Portanto, isso torna o WordPress uma ferramenta extremamente flexível! A maneira como você o usa e as ferramentas de sua preferência dependem totalmente de você.

Simples de criar e adicionar conteúdo

É muito fácil começar um site WordPress, qualquer um pode fazer isso com apenas alguns cliques.

Depois que seu site estiver no ar, tudo que você precisa fazer é navegar até a seção "posts" do menu do painel. A partir daí, você poderá encontrar tudo o que precisa para escrever e publicar uma nova postagem no seu blog. Você encontrará editores de texto, ferramentas de formatação e maneiras de enviar arquivos de mídia.

Você irá entender rapidamente que todo o processo de criação de conteúdo no WordPress é muito simples. Então você não terá nenhuma desculpa para falhar nisso.

Depois que seu conteúdo for publicado, você não terá que se muito esforçar para editá-lo no futuro. Tudo o que você precisa fazer é achar sua postagem e fazer as alterações ou atualizações usando o editor visual.

Assim que as alterações forem feitas, basta clicar no botão "salvar" e a nova versão desse conteúdo será publicada instantaneamente em seu site.

WordPress é ótimo para SEO

A Otimização de Mecanismos de Busca, também conhecida como SEO, pode fazer a diferença em seu negócio, o que significa que é bom ter as práticas corretas desde o início do desenvolvimento do seu site, pois isso lhe dará organicamente mais visibilidade em mecanismos de busca como GOOGLE, YAHOO, BING e assim por diante.

É aqui que o WordPress, mais uma vez, obtém pontos sobre o por que você deve usá-lo. Uma vez que o WordPress com algumas ferramentas integradas, tornam o seu site SEO-amigável e onde você pode melhorá-lo à medida que necessita.

Se SEO é uma prioridade para você, dê uma olhada no Yoast SEO, eles são uma das nossas principais opções e também oferecem ótimos cursos caso você queira ir ainda mais longe!

A versão gratuita do Yoast SEO é ótima, você deve experimentá-la e se familiarizar com ela e, conforme a necessidade, considere obter o prêmio, mas antes disso, talvez fazer alguns de seus cursos seria uma grande oportunidade de entender por que sua versão premium é tão boa e como a usar da maneira adequada.

Mas basicamente, a versão premium permite que você adicione mais palavras-chave, frases e outros termos relacionados à sua página, artigos ou outras funcionalidades do seu site que podem aparecer nos motores de busca. Além disso, ele monitora as páginas mais importantes que você possui e envia notificações avisando quando é bom atualizar sua página para mantê-la SEO-amigável.

Resumindo, a versão premium oferece mais informações sobre o conteúdo, também oferece sugestões de links internos, sem anúncios e muitos outros benefícios.

Segurança no WordPress

Outro aspecto importante é a segurança. Em geral, o WordPress é uma plataforma segura e protegida. Isso não significa que você não será alvo de ataques maliciosos, hackers ou malware, como todos os outros sites.

O WordPress torna a segurança mais fácil com diferentes recursos, como senhas e alguns plugins que podem aprimorá-la. De qualquer forma, se você mantém seu site atualizado principalmente em relação à versão e plug-ins do WordPress, você estará protegido contra a maioria das ameaças de segurança.

Além disso, use plug-ins em que você confia ou que tenham boas análises; às vezes, o malware entram em seu site por este não ser atualizado ou devido a uma versão antiga de certos plugins. Certifique-se que alimenta o seu site com plugins e outras ferramentas de terceiros, seguras.

Você também pode obter e instalar facilmente um certificado SSL, eles se tornaram extremamente populares e as pessoas até evitam  acessar sites que não possuem um certificado SSL. Um certificado SSL basicamente torna a comunicação entre o site que você está acessando e o servidor segura através de encriptação, e a maioria das hospedagens na web fornecem certificados SSL para seus sites, como o Siteground.

 

Na imagem acima você pode ver um exemplo de nosso site que possui um Certificado SSL, que é uma forma simples e fácil de aumentar a segurança do seu site.

Além disso, também recomendamos que você tenha um plugin WordPress para aumentar a segurança do seu site. Existem serviços muito poderosos por aí, que fornecem ótimos planos e sites totalmente seguros, mas isso pode ser caro. Por isso o nosso conselho é discernir as necessidades do seu cliente e caso se trata de um negócio delicado, discuta com seu cliente as opções e escolha o que é mais conveniente. Aconselhamos que você tenha pelo menos a versão gratuita do wordfence, pois esta já oferece alguma proteção contra força bruta e alguns outros tipos de ataques.

Se o seu site for comprometido de alguma forma, você não irá querer perder todos os seus dados, então também lhe recomendamos que faça um backup do seu site regularmente.

Por exemplo, o Siteground faz um backup automático diário por até 30 dias caso algo dê errado, e é extremamente fácil de recuperar, mas por vezes pode não ser suficiente para corrigir a situação caso o site esteja infectado.

Velocidade é um ponto essencial!

Hoje em dia, na era das tecnologias cada segundo conta, e os sites lentos são quase inúteis, tendo isso em consideração é importante ter um site de velocidade média e na verdade, o WordPress surpreende. O WordPress possui recursos e ferramentas específicas para aumentar sua velocidade.

Ao criar um site, leve em consideração o uso de temas leves e sem muitos plug-ins, pois eles podem tornar o seu site bastante lento.

Também aconselhamos que você tenha fotos claras ou plug-ins de otimização de imagem para manter o carregamento rápido da página.

Também há opções para compactação Gzip, minimização de arquivos JS e CSS e cache avançado.

O bom uso dessas ferramentas pode tornar seu site extremamente rápido, reduzindo o tempo de carregamento que resulta em uma melhor experiência do usuário, taxa de rejeição reduzida (quando as pessoas entram e saem do site antes de este carregar completamente) e aumentará as conversões de seu site em WordPress.

Uso de REST API's

Temos falado principalmente sobre coisas que qualquer iniciante pode gerenciar no WordPress, mas este tópico agora é um pouco mais técnico.

WordPress é para todos os níveis de habilidades técnicas. Se você for um desenvolvedor, você saberá do que estamos falando, pois o WordPress tem uma REST API que permite construir aplicativos usando a plataforma.

Isso é usado no seguinte exemplo:

Digamos que você queira criar um plugin personalizado para gerenciar o que você precisa, como desenvolver um novo painel do WordPress.

Com a API REST, você não precisará escrever aplicativos em PHP. Basta usar qualquer linguagem de programação que permita solicitações HTTP e ela fará o trabalho.

Mesmo que você não entenda 100% do que estamos falando neste tópico, isso pode ser algo que você aprenderá ou achará interessante à medida que sua jornada pelo WordPress se desenvolve.

Você nunca sabe quando precisará de um desenvolvedor para criar um aplicativo para você e, se for o caso, agora você sabe que o WordPress permite esse tipo de flexibilidade.

Preços

Se você está preocupado com o fato de o WordPress ter todos esses recursos incríveis e isso pode custar fortunas, temos boas notícias para você, o WordPress é uma plataforma de código aberto e de uso gratuito!

O que significa que depois de obter sua hospedagem e domínio, você pode ter um site totalmente gratuito! E com a quantidade de plug-ins gratuitos disponíveis, você pode fazer quase tudo, até mesmo ecommerce (loja digital) gratuitamente.

Agora, se você está fazendo mais do que apenas um site para si mesmo, talvez seja necessário considerar a compra de alguns plugins profissionais, pois eles podem melhorar facilmente as funcionalidades do seu site e torná-lo muito poderoso.

Para dar um exemplo, ao construir seu site, você pode se sentir limitado pelo design do tema ou pelos blocos de construção que o tema oferece gratuitamente.

Para resolver isso, por exemplo, usamos um plugin desenvolvido profissionalmente que vem com um tema leve e permite que você construa o design da maneira que quiser simplesmente movendo blocos, sem precisar usar código, embora uma noção deste ajude a entender melhor a ferramenta, porque as definições inseridas, são convertidas para código.

Esta ferramenta chama-se Beaver Builder, é altamente recomendável por ser um dos melhores que existem, com um código muito limpo e rápido de ser executado.

Multi Língua

WordPress é uma plataforma CMS global com mais de 160 idiomas disponíveis, logo, independentemente de onde você esteja no mundo ou de qual idioma seja o seu público, você pode criar um site na língua que deseja.

Atualmente o inglês é o idioma mais popular usado no WordPress e a maioria dos blogs e sites são em inglês, 71% na verdade, você pode ver mais estatísticas clicando aqui.

Além disso, se você quiser usar outras linguagens no WordPress, é bastante simples e você pode facilmente fazer sites com mais de 1 linguagem.

Um dos melhores plug-ins pagos em vários idiomas é o WPML, que permite muito mais do que apenas vários idiomas. É altamente recomendável se você tiver um cliente que precisa de um site em vários idiomas.

Mas você também pode encontrar algumas boas versões gratuitas por aí, embora não sejam tão completas e não tenham tantas funcionalidades. E lembre-se, use plugins confiáveis para manter seu site ou de seus clientes seguros.

Integrações e WordPress

Como mencionado acima, o WordPress funciona muito bem com ferramentas de terceiros.

Além de plugins e widgets, é fácil integrar o WordPress com ferramentas que fazem marketing por e-mail, gateways de pagamento como Stripe, Google Analytics e muitas outras ferramentas que você pode precisar para um site completamente funcional, desse jeito conseguirá apresentar seu negócio corretamente e permitir que ele funcione.

Muitas das ferramentas digitais desenvolvidas hoje em dia têm o WordPress em consideração devido à sua popularidade e os desenvolvedores destas sabem que para serem utilizadas, muito provavelmente a integração com o WordPress é imprescindível. Assim, eles também facilitam ao máximo a integração.

Conclusão

Se você deseja administrar um negócio online ou apresentar algo online, ter um conhecimento básico de WordPress é essencial!

Com esta postagem, tenho certeza que sua percepção do WordPress ficou mais ampla e um novo mundo de possibilidades online que acabou de se abrir para você.

Quer você esteja iniciando ou já seja um desenvolvedor / codificador profissional, o WordPress pode ser extremamente útil e é uma ferramenta muito poderosa, inclusive pode ser uma ferramenta pessoal para organizar conteúdo, arquivos e postagem sem precisar estar aberta ao público.

Seja criativo, existem mais de mil maneiras de começar um negócio online com o WordPress.

 

Fonte: https://www.thebuilderhero.com/web-development/top-reason-why-you-need-a-wordpress-website/

Deixe um Comentário