Growth Hacking x Marketing Tradicional

growth hacking e marketing digital aumento de vendas

O marketing tradicional está diretamente ligado com a venda de produtos e serviços de uma empresa. Enquanto o Growth Hacking tem uma função mais holística, ou seja, busca entender o fenômeno da venda em si. Sendo assim, o growth hacker não está apenas focado em vender. Mas está focado em encontrar a maneira mais eficiente de expandir um negócio. Entenda as principais diferenças entre o Growth Hacking e Marketing Tradicional.

Embora ambos tenham pontos em comum, eles estão longe de ser a mesma coisa. Entretanto, algumas técnicas são compartilhadas, mesmo que tenham objetivos diferentes. Tanto os growth hackers quanto os profissionais de marketing trabalham para entender, converter e fidelizar clientes, mas com perspectivas e abordagens diferentes. Cada um tem um propósito final diferente dentro de uma organização.

Marketing Tradicional 

O marketing tradicional está acostumado a lançar campanhas de alta exposição e custo em outdoors, anúncios de primeira página e espaços de mídia no horário nobre. Dessa forma, gasta-se muito, mas muitas vezes não há meios ou ferramentas para medir o ROI (Retorno de Investimento) de uma campanha. Portanto, o máximo de conscientização de marca e reconhecimento acaba sendo o foco. Quanto maior o reconhecimento, mais bem-sucedidos.

Outra característica é que o marketing tradicional costuma se basear em teorias, livros e esquemas de trabalho já testados e comprovados. Mas que não necessariamente estão alinhados ao tamanho do negócio e a seus objetivos.

Normalmente os “marketeiros” recebem um produto de uma equipe de desenvolvimento. Em seguida, são encarregados de desenvolver um mercado para ele operando mais em um lado do funil. Ou seja, os objetivos acabam sendo: o aumento do reconhecimento da marca, ativação ao longo do ciclo de vida do produto, mas com pouca responsabilidade na fidelização e/ou retenção do cliente. Além disso, os meios de comunicação usados são mais tradicionais. Por exemplo, a TV e o rádio são canais de publicidade populares para profissionais de marketing de grandes empresas. Além de serem canais mais caros, é difícil rastrear dados e neste caso o negócio aguarda seus esforços gerarem resultados.

Growth Hacking

Os hackers de crescimento estão sempre à procura de “hacks” (atalhos) pequenos, não convencionais, mas com alto potencial e baixo custo. Os avanços na tecnologia permitem uma visão mais clara do que exatamente impulsiona as conversões. E dessa forma, apontam exatamente onde deve ser concentrado tempo, energia e dinheiro. Sendo assim, os growth hackers se interessam pelo que funciona e continuarão testando até descobrirem o que é isso. No final, não importa quantas pessoas já ouviram falar de seu negócio. O que importa é que as pessoas certas saibam sobre você, as pessoas com maior potencial para se tornarem clientes fiéis (saiba o que é um lead qualificado). Para isso, o approach dessa estratégia é baseado em dados. Sendo assim, TUDO deve ser medido, calculável e possível de rastrear.

Dessa forma, para que eles recebam todos os dados desejados, esse tipo de profissional costuma se envolver em desenvolvimento de produto. Sempre pensando na usabilidade, na colheita de dados e em outros meios de ouvir o mercado. Para assim, desenvolver o produto da forma especificamente desejada pelos clientes. Eles trabalham em todo o funil de marketing para achar o lugar do produto no mercado (PMF) e usar isso como base para o crescimento.

Outra grande preocupação do growth hacker é com a jornada do cliente e sua vida útil, ou seja, vida útil” o quanto de receita ele representa para o negócio durante um determinado período de tempo. Para isso, é necessário otimizar o funil de vendas de forma que ele se retroalimente. Além disso, eles gostam de explorar canais menos usados. Dessa forma, esses canais permitem explorar mais a criatividade e expor produtos/serviços sem necessariamente gastar. Assim, tendo testado o que funciona ou não, o investimento pode ser otimizado no canal com a melhor relação custo/benefício.

Principais diferenças entre Growth Hacking x Marketing Tradicional

O growth hacking nasceu no ambiente de nascimento de uma empresa, lidando com alta pressão. Isso porque as startups geralmente têm orçamentos de marketing pequenos e dependem do crescimento para sobreviver. Esse cenário forçou muitas empresas a adotarem abordagens mais inovadoras, aproveitando o poder da tecnologia para encontrar novas maneiras de crescer sem muito gasto. Para algumas empresas, os programadores conseguiram encontrar métodos criativos e econômicos. Não necessariamente os profissionais de marketing que conseguiram inovar em seu próprio “habitat natural”.

Por outro lado, os profissionais de marketing tentam vender um produto já criado e acabado. Hoje em dia, a maioria dos profissionais tem pelo menos alguma habilidade de marketing online. Já o growth hacker vai ter um conjunto de habilidades nesse nicho. Habilidades como: análise de dados online, programação, automação, testes A/B, criação de landing pages personalizadas, rastreamento comportamental e relatórios analíticos. Dessa forma, eles ajudam em projeto/produto com base no que os clientes estão pedindo.

Vantagens da Manáry para seu crescimento

Sendo assim, podemos definir que um profissional de marketing é alguém que visa vender bens e serviços específicos para seu grupo-alvo. Já o growth hacker é uma pessoa cujo verdadeiro objetivo é o crescimento, que conhece as ferramentas à sua disposição e como usá-las.

Os “marketeiros” falham com frequência ao medir métricas. E assim, não conseguem medir se suas campanhas de fato valem o tempo e o dinheiro investido. Sem esses dados detalhados é difícil descobrir com certeza o porquê do seu sucesso ou fracasso.

Na Manáry Digital trabalhamos com estratégias de growth hacking e do marketing tradicional, incorporadas no digital. Assim, atendemos com a mesma eficácia desde uma empresa grande, já estabelecida, até uma startup. Sendo assim, conseguimos potencializar resultados para empresas que necessitam de maiores alcances, construção de marca e campanhas mais robustas.

Mas não paramos por aí. Também nos dedicamos a ajudar micro, pequeno e médio empreendedores a crescer de forma rápida. Especialmente, se eles necessitam de uma nova ideia, conceito ou modelo de negócio. Com o growth hacking, método o qual somos especializados, garante que você mire em resultados desconhecidos, mas com verba otimizada.

Ficou curioso?

Preencha o Formulário

para garantir uma Orientação Gratuita!

Compartilhe

Veja nossos Planos

Conheça nossos clientes

1 comentário

  1. […] Inclusive, se você quiser saber mais a diferença entre o Growth Hacking e o Marketing Tradicional, clique aqui.  […]