Seu investimento no marketing digital está dando certo?

A essa altura não precisamos dizer a importância do investimento no digital. Com marketing digital, seu negócio tem grande chance de crescer. Ele pode ser achado mais fácil, competir com toda a concorrência e ainda há métricas para ajudar a aperfeiçoar estratégias, por exemplo. Porém antes de investir dinheiro de fato, há uma série de práticas a serem seguidas como apontamos em nosso Manual de Marketing Digital. E ok, você já fez grande parte do que passamos lá. Ainda assim, os frutos esperados não vieram. Mas então vamos entender: por que seu investimento no marketing digital não está dando certo?

5 passos básicos para lançar com sucesso seu site ou blog

Otimização

Muita gente se engana achando que SEO (Search Engine Optimization) e SEM (Search Engine Marketing) são ideias contrárias. Quando na verdade, elas andam juntas. Isso porque o conteúdo de anúncios e da estrutura digital deve ser relevante para ser bem visto pelos robôs do Google. Dessa forma, o melhor jeito de se preparar para investir é criando conteúdo. Além de otimizar o seu investimento, o seu site, ou espaço digital vai ser relevante. A partir disso, futuros clientes podem considerar seus materiais relevantes.

Por consequência, você fideliza eles e passa a ser referência no assunto. Assim, eles vão atrás das suas respostas quando tiverem uma dúvida em relação ao seu produto ou serviço. Com uma “moral” dessa, o Google começa a prevalecer seu anúncio em detrimento de outros. Uma vez que, por mais que eles paguem mais, o conteúdo deles não será tão informativo quanto o seu. Portanto, um dos erros mais comuns é achar que a criação de conteúdo é prática exclusiva dos negócios que buscam resultados orgânicos.

Investimento

Há dois perfis de empreendedor. Existe aquele que afirma que não tem muito para investir. Esse perfil geralmente carece de um planejamento para conseguir otimizar uma parte do lucro. E longe de querer ensinar como administrar ativos do seu negócio. Entretanto, é muito válido separar parte dos rendimentos para reinvestir na empresa. E aí que o marketing digital ajuda bastante. Isso porque não é necessário investir rios de dinheiro. Já que as campanhas pagas nas plataformas requerem um investimento mínimo, claro. Mas ele é menor do que muitos acreditam. Além disso, se seu orçamento está apertado não tem problema começar com pouco e ir escalonando. Uma vez que, as campanhas no Google Ads, por exemplo, possuem um tempo de aprendizado. Todavia, vale ressaltar que um maior investimento pode gerar mais resultados, mas isso se seu orçamento permitir.

Se ele não permite, foque em outros objetivos em um primeiro momento. Uma vez que quando os resultados surgirem, você poderá investir, sempre respeitando a realidade e o momento do seu negócio. Nesse caso, vem o segundo tipo de empreendedor. Esse perfil investe tudo que tem para potencializar resultados. E ele tá errado? Em partes. É só voltar no parágrafo anterior em que falamos que o SEM anda junto com o SEO. Portanto, ele pode investir mil reais ou dois mil reais, e seus resultados serão parecidos. Uma vez que a relevância do conteúdo e o próprio site não estão otimizados como deveria. Nesse caso, a verba extra vai garantir que ele tenha mais cliques nos anúncios, ok. Mas não garante que o alcance da divulgação seja potencializado.

Métricas e Indicadores

Imagina que você tem um restaurante. Muitos clientes devem dar opiniões sobre os pratos, atendimento e seu espaço, certo? Mas essas impressões chegam direto para quem administra o negócio? Não seria maravilhoso saber todas as dúvidas, reclamações e elogios sobre o seu negócio? Pois é, o espaço digital permite tudo isso. Estamos falando das avaliações no Google Meu Negócio e até de interações nas redes sociais. Mas há também um universo de métricas e indicadores para ajudar a aperfeiçoar seu negócio.

Ainda usando o restaurante como exemplo, você pode descobrir a permanência das pessoas em seu local, de onde elas vieram e o comportamento delas. Portanto, se você já conhece um pouco do assunto, já sabe que estamos falando de algumas das ferramentas do Google Analytics. Mas não é só sobre isso. Diversas ferramentas do marketing digital trazem indicadores e métricas para você entender o que está funcionando no seu negócio. E para você não se confundir tanto com as siglas, estamos falando, por exemplo:

  • Retorno do investimento (ROI) - Relação entre o valor investido e o retorno como ganho ou lucro
  • Indicador-chave de desempenho (KPI) - Foca no como você está alcançando tais resultados ou não.
  • Custo por Lead ou Custo por Clique (CPL e CPC) - Relação entre o custo para cada lead conquistado e para cada clique

Há também muitos outros indicadores que podem apontar se seu espaço digital está tendo sucesso ou deixando a desejar. Como por exemplo: número de visitas no site, taxa de conversão e se seus leads são qualificados ou não. Por isso, é importante ser franco e transparente com seu cliente. E por que não pedir a ajuda dele respondendo um formulário simples? Todas essas ferramentas trazem respostas que há 20 anos atrás iam demandar muito tempo e esforço, então aproveite.

Público-alvo e metas

Outro ponto importante é que o marketing digital possibilita a segmentação de campanhas. Assim, o investimento em anúncios pode ser otimizado, já que eles podem ser direcionados ao público-alvo. Com as pessoas “certas” impactadas pelas campanhas, fica mais fácil obter retorno. Entretanto, para isso funcionar, preste atenção na segmentação do público. Uma vez que você determina com quem falar, é preciso adequar o conteúdo para que ele seja apelativo para essa audiência. Porém, se o foco for muito abrangente, seu investimento pode ir pelo ralo. Isso porque muitas pessoas serão impactadas pelos seus anúncios, mas não necessariamente aquelas que necessitam do seu produto ou serviço. Por isso, é importante estudar seu público, além de entender as dores dele. A partir daí, as métricas e indicadores trazidos pelo marketing digital podem te ajudar mais uma vez.

Com eles, você pode monitorar a atividade dos usuários na internet, como por exemplo: hábitos de consumo, preferências, gostos e a jornada de consumo. Dessa forma, os anúncios podem ser mais segmentados, com conteúdos que respondam dúvidas diretas do usuário.

E como consequência, atinge em cheio quem precisa da sua empresa. Essas práticas vão influenciar diretamente nas suas metas. E quando falamos de metas é importante também manter os pés no chão. Imagine a São Paulo, não seria muito legal vender ou converter a população inteira dessa megalópole, certo? Mas é possível?

Olha, não vamos acabar com o sonho de ninguém, mas sabemos que a chance tende a zero. Portanto, é bom ter calma em relação a metas. Até porque nem todos os habitantes de São Paulo precisam de fato do seu serviço ou produto. Assim, segmentar público-alvo  te ajuda a traçar metas realistas para seu negócio. E trabalhando com metas extraídas de indicadores e métricas, existe uma maior chance de seus objetivos serem atingidos.

Vantagens da Manáry para seu crescimento

Na Manáry Digital você pode contar com todo esse serviço de forma personalizada. Dessa forma, o conteúdo criado por nós é desenvolvido de acordo com seu público-alvo. Além disso, otimizamos o seu investimento com campanhas de anúncios segmentadas para quem deseja e precisa de seu serviço e produto. Assim, você consegue atingir os resultados esperados. Para isso, temos nossos planos anuais, que podem ser personalizados conforme sua necessidade. Mas caso não queira optar por um plano anual, você pode ter as utilidades digitais de forma avulsa. Campanhas de anúncios (Google Ads e Meta Business), otimização de site, páginas e conteúdo com estratégia SEO, Google Tag Manager e Google Analytics e muito mais. Tudo isso para que você alavancar suas vendas e conseguir cada vez mais clientes.

Ficou interessado? Preencha agora o formulário ou entre em contato, que um dos especialistas da Manáry Digital estará pronto para te atender!

Preencha o Formulário

para garantir uma Orientação Gratuita!

Compartilhe

Veja nossos Planos

1 comentário

  1. […] além da personalização do conteúdo, a IA generativa pode otimizar as campanhas de marketing. Sendo assim, ao analisar dados de vendas e comportamento do cliente, essa tecnologia identifica […]