Manual do Marketing Digital

Oi, tudo bem? Muito prazer, somos da Manáry Digital e estamos aqui para te ajudar a entender um pouco mais sobre Marketing Digital. Esse conteúdo traz algumas dúvidas e informações pertinentes acerca do assunto. Para isso, preparamos o Manual da Manáry Digital, com diversos tópicos relacionados, assim como um passo a passo de orientação digital. A pandemia de Covid-19 trouxe ao mundo um cenário nunca antes esperado, ou esperado apenas por entusiastas de ficção científica. Dessa forma, os negócios precisaram se reinventar e o “êxodo” para o digital, que já era inevitável, acabou sendo acelerado. Assim, ter uma presença digital, conhecer e dominar as técnicas do marketing digital se tornaram mais imprescindíveis ainda. Ficou curioso? Gosta do assunto? Aproveite o material e boa leitura!

marketing digital - manary digital

Site 

Domínio: o que preciso saber?

Um nome de domínio é a sua casa pessoal ou comercial na internet. É como se fosse um bem imobiliário online que você pode controlar completamente, desde que detenha os direitos sobre esse nome.

Assim, um domínio pode ser fantasioso ou descritivo de forma transparente. Ele pode ser utilizado para tudo, desde um blog pessoal a um site público de uma empresa multinacional. E ter um ou mais é essencial para estar visível num mundo online cheio de gente. Dessa forma, é importante saber como funcionam os nomes de domínio e porque eles são necessários pode ajudar seu negócio ou site pessoal a ter uma boa presença digital.

O que são Domínios? Da onde eles vem? Para onde eles vão? 

Os domínios da internet de hoje permitem a qualquer pessoa ter um "território" do ciberespaço, um site, que é só seu. A forma de garantir esse domínio em linha é simplesmente criar um nome único e registrá-lo. Ou ainda comprar um nome de domínio existente num mercado de domínios ou em um vendedor privado. Isso permite criar um Website que estabelece a presença de um usuário por uma variedade de razões pessoais ou comerciais.

Cada domínio deve ter um nome único

O domínio precisa ser diferente de todos os outros e aponte apenas para uma única hospedagem. É por isso que qualquer pessoa que compre e registre um nome de domínio precisa pesquisar muito bem o endereço web perfeito. Assim, é imprescindível que essa pesquisa inclua os nomes de domínio desejados, para descobrir se este já está sendo utilizado. Se assim for, está fora dos limites, a menos que o proprietário esteja disposto a vendê-lo.

Se um nome de domínio estiver disponível, qualquer utilizador da Internet pode comprá-lo. Portanto, o comprador tem que pagar uma taxa por direitos exclusivos sobre esse nome durante um período de tempo, que pode variar entre um ano e mais de uma década. Em seguida, depois de registar um nome de domínio, este torna-se o endereço público do proprietário na Internet e a porta de acesso ao website anexado ao nome. Entretanto, um nome de domínio é apenas um substituto para o verdadeiro localizador: o endereço IP.

Se pretende construir um website, pode querer escolher um fornecedor de serviços de registo de domínios que seja também um fornecedor de hospedagem.

Aqui na Manáry Digital você não precisa se preocupar com isso. Nós te orientamos com tudo no ambiente digital!

Hospedagem para meu site

Após a escolha do domínio, você precisa de um “lugar virtual” para publicar seu site. Este local é a hospedagem ou alojamento Web, que é um serviço online que lhe permite publicar o seu website na Internet. Quando você se inscreve num serviço de alojamento web, aluga basicamente algum espaço num servidor físico. Neste espaço, você pode armazenar todas as informações e dados necessários para que o site funcione corretamente.

Como funciona a hospedagem?

Um servidor é um computador físico que funciona sem qualquer interrupção. Para que assim, o seu site esteja sempre disponível para quem o quiser ver. O servidor é responsável por manter seu local digital funcionando. No caso, a função dele é protegê-lo de ataques maliciosos e transferir o seu conteúdo do servidor para os browsers dos seus visitantes. Conteúdo esses como: texto, imagens, pastas, etc.

Quando decidir iniciar um novo site, precisa de encontrar um fornecedor de alojamento na web que lhe forneça esse espaço no servidor. Portanto, sua hospedagem armazena todos os seus ficheiros, ativos e bases de dados no servidor. Sempre que alguém digitar o seu nome de domínio na barra de endereço do seu browser, o seu anfitrião vai transferir todos os arquivos necessários para atender a esse pedido.

Por isso, precisa de escolher um plano de hospedagem que melhor se adeque às suas necessidades. De fato, funciona de forma semelhante ao aluguel de alojamento, com pagamento de aluguel regular, de forma a manter o servidor a funcionar continuamente. Mas não se preocupe, há diversos planos para este tipo de serviço e eles não costumam ser tão caros. 

Recursos da hospedagem

- Armazenamento: Como um pendrive, seu armazenamento na hospedagem é limitado. Dessa forma, é importante saber suas necessidades de armazenamento antes de contratar uma hospedagem. Por exemplo, seu site terá muitas imagens, arquivos pesados ou apenas coisas leves? Considerando isso, você saberá qual armazenamento contratar. Ou então, caso seja necessário, você pode fazer um upgrade de plano para ter mais espaço.

- Transferência: Quantidade limite de dados que podem ser transferidos ou trafegados durante um mês em seu site.

- E-mail: Você pode incluir seu e-mail na mesma hospedagem de seu site. Assim, você adquire um e-mail profissional. Na Manáry Digital, disponibilizamos essa opção em nossos planos mensais (Conheça nossos planos!)

- Painel de Controle: Interface onde é possível gerenciar os recursos do site, tais como a própria hospedagem, e-mail, domínio e outros dados. 

- Criador de site: Ferramenta onde você pode "montar" seu site à sua maneira. Sem necessidade de conhecer programação a fundo, tudo de maneira fácil e intuitiva. Aqui no blog, já trouxemos a sugestão do site WordPress, por exemplo.

Segurança para meu site

Quando falamos de site, um tópico que passa batido é a respeito da segurança. Entretanto, é muito importante que o site seja seguro tanto para o dono dele, quanto para seus usuários. Dessa forma, fica garantida a segurança dos dados de quem o acessa e de quem está produzindo o ambiente digital. Com o aumento de compras online, as tecnologias avançam a favor da segurança. Mas à medida que avançam pros "bons moços", avançam também para hackers e trolls da internet. Conheça um pouco mais sobre a segurança do seu site. 

Segurança e Certificado SSL

Os Certificados SSL são pequenos arquivos de dados que ligam digitalmente uma chave criptográfica aos detalhes de uma organização. Portanto, quando instalado em um servidor web, ele ativa o cadeado e o protocolo https e permite conexões seguras de um servidor web para um navegador. Tipicamente, o SSL é usado para proteger transações de cartão de crédito, transferência de dados e logins. Mais recentemente, o certificado se tornou a norma de proteção de navegação de sites de mídias sociais.

Os certificados SSL contém:

  • Um nome de domínio, nome de servidor ou nome da hospedagem.
  • Uma identidade organizacional (i.e. nome da empresa) e localização.
  • Uma organização precisa instalar o Certificado SSL em seu servidor web para iniciar uma sessão segura com os navegadores. Uma vez estabelecida uma conexão segura, todo o tráfego web entre o servidor web e o navegador web será seguro.

Dessa maneira, o protocolo da aplicação (também conhecido como HTTP) mudará para HTTPS, onde o 'S' significa 'seguro'. Porém, isso ocorre apenas quando o certificado é instalado com sucesso no seu servidor.

Na Manáry Digital todas as hospedagens que sugerimos tem o Certificado SSL!

Como funciona um certificado SSL?

Os certificados SSL usam algo chamado criptografia de chave pública. Logo, este tipo particular de criptografia aproveita o poder de duas chaves que são longas cadeias de números gerados aleatoriamente. Assim, temos a chave privada e a chave pública. Uma chave pública é conhecida pelo seu servidor e está disponível no domínio público. Portanto, ela pode ser usada para criptografar qualquer mensagem.

Exemplo: Se Alice estiver enviando uma mensagem para Bob, ela irá bloqueá-la com a chave pública do Bob. Entretanto, a única maneira de descriptografá-la é desbloqueando com a chave privada do Bob. Uma vez que Bob é o único que tem sua chave privada, então ele é o único que pode usar isso para destravar a mensagem de Alice. Portanto, se um hacker interceptar a mensagem antes de Bob desbloqueá-la, tudo o que ele receberá é um código criptográfico que ele não pode quebrar, mesmo com o poder de um computador.

Se olharmos isso em termos de um website, a comunicação está acontecendo entre um website e um servidor. Seu site e servidor são Alice e Bob, respectivamente.

Por que eu preciso de um certificado SSL?

Os Certificados SSL protegem suas informações sensíveis, como informações de cartão de crédito, nomes de usuário, senhas, etc. Além disso, eles mantêm os dados seguros entre os servidores.

Assim, seu site vai ser melhor qualificado no ranking do Google, construir e aumentar a confiança de seu cliente e também melhorar as taxas de conversão. Pense assim, seu site é um espaço, como um restaurante. Se seu restaurante não for um lugar seguro, os clientes não ficarão com vontade de ir comer lá, certo? A mesma lógica se aplica aos sites. Principalmente se o site promove algum tipo de transação, especialmente se for financeira. 

Vamos estar com você em todo momento do projeto! Seu certificado já está garantido!

marketing digital - manary digital - blog

Inbound e Outbound Marketing

Uma das partes muito discutidas do marketing é a diferenciação entre o Inbound e Outbound Marketing. As mudanças na área apontam para uma transição, pelo menos da maior parte das empresas, para o Inbound. Entretanto, ambas formas ainda são relevantes. Conheça as diferenças:

Inbound

O Inbound Marketing busca atrair o cliente e fidelizar ele. Assim, uma outra forma de chamar esse tipo de estratégia é como “marketing de atração”. Dessa forma, a ideia não é apenas vender o produto ou serviço, mas sim despertar um interesse pelo que seu negócio oferece, “vender uma ideia”.

Esse tipo de conteúdo tem crescido cada vez mais. Isso porque, como foi dito acima, pagar anúncios nas mídias tradicionais é mais caro. Assim, a produção de conteúdo de qualidade e relevante é uma alternativa para investir em publicidade e ainda reforçar a marca. Para isso, o Inbound Marketing primeiramente busca entender QUEM poderia buscar seu negócio. Aí que entra a construção da “persona” para sua empresa, quais são os interesses, dúvidas e desafios do possível consumidor. E a partir disso, criar materiais que possam ajudar e resolver esses problemas. 

Dessa forma, começa-se a entender o crescimento exponencial de blogs na internet como canal de atração e referência para os mais diversos segmentos. Com o marketing digital, seu futuro cliente pode entrar no “funil de vendas” e nem perceber, isso porque ele pode ter sido atraído por seu conteúdo. 

Portanto, uma vez que ele estiver em seu site, blog e/ou página da rede social, o cliente passa a entender o que seu negócio faz e como ele pode ser ajudado. Além disso, após atrair a sua “persona” para o site, as estruturas digitais também permitem a captação de leads. Assim, é possível para sua empresa realizar ambas as formas de marketing, potencializando resultados.

Outbound

Enquanto isso, Outbound Marketing é o “marketing tradicional'', aquele que procura trazer clientes oferecendo serviços ou produtos. Assim, o intuito é buscar o cliente para o consumo direto do que a empresa possa oferecer. A ideia é ir atrás do cliente ativamente e não necessariamente gerar o interesse genuíno desse possível cliente na sua empresa.

Quando se pensa nesse tipo de estratégia é fácil lembrar das propagandas nos grandes meios de comunicação, bem como promoções visuais, como cartazes, banners e panfletos. Entretanto, o Outbound também está presente no meio digital, como por exemplo em anúncios de vídeos, e-mail marketing e pop-ups. Esse tipo de marketing costuma exigir mais recursos no investimento do anunciante, uma vez que os anúncios nessas grandes mídias não são baratos.

Ainda assim, o Outbound, embora muitas vezes seja encarado como antiquado ou ultrapassado, é bastante relevante para empresas. Por exemplo, imagine que você tem um hotel e quer atrair mais clientes. Com um anúncio em um vídeo do Youtube, por exemplo, seu negócio conseguiria atrair mais clientes. Entretanto, as pessoas impactadas não necessariamente serão aquelas que procuravam o seu hotel e/ou estavam interessadas em hospedagem. 

Preencha o Formulário

para garantir uma Orientação Gratuita!

Captura de Tela 2021-01-25 às 1.31.10 AM

O que são leads?

Uma das partes muito importantes do marketing digital é conseguir atrair clientes para seu negócio. Entretanto, não necessariamente é fácil. Saber quem são as pessoas interessadas em seus serviços/produtos é um primeiro passo. E pode ajudar muito a sua empresa. Uma vez que você passa a entender o padrão de comportamento dos clientes e o que eles procuram. Isso tudo, por meio de ferramentas de análise de métricas.

O lead é um cliente em potencial, o qual sua empresa possui informações de contato, como e-mail, telefone ou rede social, por exemplo. Com essas informações, começa um processo de atração para que ele se torne um consumidor.

Entretanto, há leads que não necessariamente serão convertidos em clientes. O lead diretamente interessado é chamado de lead qualificado. Esse deve ser o foco nesse tipo de estratégia. Isto é, uma pessoa/empresa que precisa da sua empresa. Dessa forma,  a estratégia de venda deve ser voltada para realizar essa conversão. O posicionamento digital, junto das estratégias de campanhas no Google e conteúdo são exemplos que podem ajudar na atração dos leads.

Vale ressaltar que nem todo lead, mesmo que este seja qualificado, vai fechar negócio com você. Por isso, antes de tudo é importante traçar o perfil do “cliente ideal”. E a partir disso, criar suas estratégias para atraí-lo.

Como conseguir mais leads para sua empresa?

Então, a geração de leads é uma parte muito importante para empresas, especialmente aquelas que não possuem loja física. Portanto, em um modelo de negócio digital, esse processo deve ser certeiro. Para assim, atrair aqueles que realmente estão interessados em seus serviços e produtos. Há diversas formas de conseguir um lead. No marketing tradicional, por exemplo, essas informações são captadas na rua. Já no meio digital, essa captação pode ser feita por meio do seu site. Por exemplo, com botões de conversão e/ou formulários a serem preenchidos pelo futuro cliente.

Além disso, dentro do site é possível escrever um blog. Com conteúdos relevantes, seu site será melhor rankeado. Assim, os mecanismos de busca vão mostrar seu espaço digital para mais pessoas. Vamos abordar esse tema um pouco mais à frente. 

Uma newsletter, e-mail marketing e eventos são também ótimas formas de aumentar o conhecimento da sua marca e posteriormente transformar visitantes em clientes.

Há também as formas pagas de atração de leads. Como por exemplo, campanhas no Google Ads e Facebook Business. Por meio delas, você consegue aumentar a presença da sua empresa para pessoas que não a conhecem. Tudo isso, com verbas previamente programadas para que seu orçamento não seja comprometido. Por exemplo, se neste final de semana acontecer uma feira de negócios de seu segmento, é possível criar uma campanha para este lugar geográfico. Assim, você causará impressões em pessoas diretamente interessadas em seus serviços. E quem sabe elas possam morder algumas de suas “iscas” de conversão?

marketing digital SEO

Estratégias Orgânicas 

Importância do Google para seu negócio

Quando o assunto é o meio digital, existem empresas que possuem a sua história quase que mesclada com a evolução da internet. Tá certo que existem diversos sites de busca, mas dentre eles o Google é certamente o mais conhecido. E isso não é nem propaganda, apenas um fato. Conheça algumas boas práticas que podem ajudar a alavancar sua empresa. E tudo isso de forma orgânica. 

Google Meu Negócio

Quando um cliente procura seu negócio na internet, o Google ajuda na localização com a ferramenta Google Meu Negócio. Ela engloba os antigos Google Places para empresas, Fichas do Google e páginas do Google+ Empresas. Assim, os clientes encontram as informações necessárias para conhecer sua empresa.

Sendo assim, criando uma conta no Google Meu Negócio, você aparecerá nas buscas com as informações que seus clientes precisam saber. Tais como: horário, dias de funcionamento e localização direta no Google Maps. E tudo isso de forma gratuita. Portanto, apenas com seu login na conta é possível atualizar endereço, número(s) de telefone, site, horário de funcionamento, etc. Dessa forma, fica mais fácil de seus clientes encontrarem e interagirem com seu negócio.

Além de sua empresa aparecer na busca do Google e no Google Maps, você poderá responder a avaliações, publicar fotos de produtos, ofertas especiais, adicionar e editar informações do seu estabelecimento. O Google também permite criar um site comercial, com a possibilidade de exibir sua empresa on-line, mostrando fotos e detalhes da sua empresa com um visual incrível.

Google Ads

Ok, sua presença online está aumentando, mas isso não quer dizer que seu negócio será encontrado com maior facilidade por seus clientes. Especialmente se o ramo em que você se encontra é bastante competitivo. Sendo assim, o Google possibilita que você anuncie na internet.

A plataforma permite também estimar quantos cliques você obterá em seus anúncios. Abaixo falaremos um pouco mais sobre o Google Ads, já que ele se enquadra em umas das estratégias pagas de atração e conversão de clientes.

SEO (Palavras-Chave)

Quando falamos de marketing digital, há duas estratégias muito conhecidas e que você provavelmente já ouviu falar: SEO (Search Engine Optimization) e SEM (Search Engine Marketing). Esta última, é bastante associada ao Google Ads e ao Facebook Business, que falaremos no próximo tópico anterior.

O mais interessante é que é uma forma não-paga, diferente da ideia de tráfego pago ou anúncio, em que se paga para aparecer primeiro nas buscas. Vale lembrar que o blog, por exemplo, se encaixa em uma das estratégias do SEO. “Mas uma andorinha não faz verão” né? Portanto, é muito importante que o conteúdo no site, bem como seu layout e ferramentas inclusas devem ser harmonizados. Assim, seu site vai corresponder às expectativas do robôs do Google e rankear melhor na internet. Então é bom contar com alguém que entende do assunto, não é mesmo?

Ou seja, por meio dessa estratégia seu site pode ser exibido primeiramente para um cliente que busca uma empresa desse setor. Uma vez que a estratégia SEO é uma forma não-paga (ou orgânica) de colocar seu site no radar de busca do Google.

Por que a produção de conteúdo gera mais clientes?

A produção de conteúdo é uma das formas que mais cresce na geração de clientes. Isso é nítido quando observamos o nicho criativo do Instagram. Na plataforma, cada vez mais há produtores de conteúdo recebendo para promover determinadas marcas. Mas o que é esse conteúdo? Ou melhor, como produzi-lo corretamente?

Imagine que você vai sair em um primeiro encontro com uma pessoa, mas ele não tem muito conteúdo de conversa, não possui referências e só fala dos mesmos assuntos. Qual a chance de você querer sair de novo com ela ou ter mais conversas com ela?

A geração de conteúdo segue essa ideia. Ou seja, uma das formas de atrair clientes é criando conteúdos interessantes, relevantes e relacionados a seu negócio. Esse tipo de estratégia geralmente deve vir acompanhado de uma série de outras ideias e tem como principal objetivo informar o cliente. Dessa forma, caso o conteúdo seja bom, relevante e ajude seu público a te conhecer melhor, a conversão será consequência desse trabalho.

As redes sociais também ajudam nesse sentido. Formando uma pequena bolha social ao redor da sua empresa, você já começa a identificar a comunidade que apoia seu negócio. Além disso, seu cliente pode interagir diretamente com os conteúdos voltados para venda. Assim, os clientes se aproximam dos produtos com a vantagem da confiança e do entendimento do que é o serviço/produto. Entretanto essa estratégia deve vir acompanhada e ser pensada de forma inteligente.

A importância do SEO na produção de conteúdo

Uma forma eficaz de seu negócio ser mais visto e conhecido é com criação de conteúdo, aliada a estratégia de SEO. Dessa forma, com a otimização para os mecanismos de busca (do inglês Search Engine Optimization) você está padronizando seu conteúdo de acordo com o que o Google “gosta”. Em outras palavras, é preciso colocar o site, posts e imagens de uma forma que os robôs dos mecanismos de buscas estão acostumados. Assim, as práticas corretas desta estratégia vão gerar organicamente maior visibilidade nas buscas.

Uma vez padronizados, esses conteúdos ajudarão a melhorar o posicionamento do seu site de forma orgânica. Portanto, sem a necessidade de gastar com anúncios. Mas vale ressaltar, o conteúdo não pode ser repetitivo, na tentativa de enganar o robô, ele é mais inteligente do que a gente pensa. Assim, é importante entender a respeito do conteúdo criado. Uma vez que o SEO vai ajudar a atrair o cliente, mas a responsabilidade de fisgar ele, será do material criado.

Por que todo mundo tem um blog?

Na Manáry Digital, dentre diversas outras utilidades, desenvolvemos E-book, como uma destas estratégias para atrair público para seu serviço ou produto. É por meio desta mesma estratégia que desenvolvemos conteúdo de até 5.000 palavras para o seu site. Além do blog, onde desenvolvemos um conteúdo voltado a potenciais clientes. Tudo isso por meio da utilização de palavras-chave identificadas pelos robôs do Google e outros buscadores.

Outras vantagens da Manáry para seu crescimento, é que contamos com especialistas neste tipo de trabalho. A criação de um blog, por exemplo, aumenta diretamente sua presença digital. Dessa forma, por meio de palavras-chave, frases, artigos e outras funcionalidades seu site pode ser melhor rankeado e aparecer  primeiro nos motores de busca. 

Vale ressaltar que essa ferramenta, quando combinada com outras, só potencializam o alcance e poder de conversão de seus clientes. Uma vez que é possível entender o que eles desejam e buscam. Afinal de contas, não adianta vender sapato para peixe, né?

Por que é importante gerar conteúdo?

marketing digital google ads

Estratégias Pagas

Saiba mais sobre o Facebook Business

O Facebook Business é a ferramenta pela qual é possível veicular campanhas para o Facebook e Instagram. Ela ajuda a organizar e gerenciar a sua empresa. Assim, seu perfil pessoal fica separado do perfil do seu negócio. É por meio dela também que é possível determinar: objetivo, região, público, chamadas de ação para o cliente das campanhas. 

Como funciona o Facebook Business

A plataforma oferece o Gerenciador de Negócios, que usa um sistema de permissão de duas etapas. Dessa forma, cada pessoa recebe o acesso necessário. No primeiro nível, é possível adicionar as pessoas que vão trabalhar com você e quais serão seus acessos, por exemplo. Portanto, cada um poderá realizar as atividades determinadas e acompanhá-las.

Assim, a privacidade de suas informações no Facebook é mantida. Uma vez que cada colaborador vai receber seu devido nível de acesso. Com isso, por exemplo, uma pessoa pode visualizar detalhes financeiros, enquanto a outra apenas altera informações dos cadastros de pagamento.

Após as funções serem atribuídas, é possível conceder permissões para os ativos da empresa. Os ativos podem ser contas de anúncios e/ou contas do Instagram, por exemplo.

Dessa forma, uma pessoa pode criar anúncios, analisar o desempenho da página e não ser a responsável por publicar na página.

Saiba mais sobre Facebook Business

O próprio Facebook se tornou um lugar de venda. Por meio dele,  a comunicação com seus clientes fica mais direta, eliminando a necessidade de cadastros. Ele ainda permite a organização a partir de análises e métricas criadas pela ferramenta. Após acertar os acessos e permissões, fica mais fácil entender as funções da plataforma. Para te ajudar nisso, trouxemos algumas das diversas funções do Gerenciador de Negócios do Facebook Business:

  • Criação de contas de anúncios separadas para cada cliente.
  • Pagamento de anúncios de diferentes formas.
  • Organização por objetivo, com relatórios responsivos a cada meta.
  • Acesso às páginas de diversos clientes em função da conta de anúncios e outros ativos.
  • Visualização de tarefas e dos responsáveis pela execução.
  • Relatórios de ativos e pessoas pela qual a empresa é responsável e do desempenho dos anúncios nas diferentes contas.

A partir dessas vantagens trazidas pelas redes sociais ao seu negócio, os investimentos nos anúncios podem ser mais efetivos. Uma vez que possuem conteúdos alinhados com objetivo, região, direcionamento e chamadas de ação para o cliente.

Saiba mais sobre o Google Ads

O Google Ads além de muito importante é uma ferramenta bastante inteligente. Com ela, você pode conquistar seu espaço nos primeiros resultados de busca. Ou seja, por meio de um pequeno leilão promovido pela plataforma, seu anúncio vai disputar espaço com a concorrência. Entretanto, não é apenas o "lance" que vai determinar que você apareça primeiro. A relevância de seu conteúdo também é levada em conta. Por isso, capriche neles! Para isso, use frases atrativas para seus conquistar seus futuros clientes. 

Em seguida, você só precisa estabelecer sua verba inicial e onde ocorrerá sua divulgação. Tudo isso com mensagens personalizadas e que sejam atraentes para seu público-alvo. 

O Google Ads ainda permite estimar quantos cliques você obterá em seus anúncios. A partir disso, conseguimos entender o panorama dos leads captados, baseado nas pesquisas realizadas. Assim, fica mais fácil atrair pessoas para seu negócio. Uma vez que entendemos em quais resultados de pesquisa ele aparece.

Se antigamente para anunciar um serviço ou produto você gastaria dinheiro com a impressão de panfletos. Hoje, com o Google Ads, é possível segmentar anúncios e distribuir esses “panfletos”. E melhor ainda, você pode escolher o público-alvo para quem o anúncio deve ser direcionado. Determinando ainda, qual será sua verba inicial e onde ocorrerá essa distribuição. Tudo isso, com mensagens personalizadas e que sejam atraentes para seu público-alvo.

Posso investir pouco no Google?

Sim, é possível investir pouco. Até porque a inscrição para ter uma conta é gratuita, com relatórios e insights direto da plataforma. Portanto, o desempenho dos anúncios é acompanhado de perto. A plataforma do Google Ads ainda permite definir o orçamento de publicidade. Assim, o limite mensal (ou budget) voltado para isso não é excedido. Além disso, a ferramenta permite com que você interrompa os anúncios quando precisar ou quiser.

Outro bom ponto é que a verba de campanha só é descontada quando seus visitantes realizam ações nos anúncios. Ou seja, você só paga pelos resultados. Já que a ferramenta permite determinar qual será o gasto por campanha ou por qualquer período de tempo. Tudo isso com resultados baseados no orçamento que você escolher.

Preencha o Formulário

para garantir uma Orientação Gratuita!

contato manary

Orientação Digital (Plano de Marketing Digital)

Uma das partes mais importantes de um negócio é o planejamento. Assim, é muito importante fazer um Plano de Marketing Digital. Ele deve apontar os detalhes de todo o planejamento de campanhas ou ações de marketing digital. O plano deve ser separado em objetivos a curto, médio e longo prazo, com estratégias para atingi-los. Portanto, você deve organizar os canais que vai utilizar, assim como os planos de ações e de desenvolvimentos. E por último o investimento e orçamento disponível para cada. Calma, você vai precisar investir mas não precisa ser muito no começo.

Algumas etapas vão ser sempre necessárias em seu processo com o cliente para ele se apaixonar pelo seu produto ou serviço.

O método de certa forma é simples:

- Atrair;

- Convencer;

- Converter;

- Encantar;

Passo a Passo da Estrutura do Plano de Marketing Digital

1º Passo - Análise da Empresa

A primeira coisa a fazer ao desenvolver o seu plano de marketing digital é realizar uma análise SWOT da empresa. Essa análise permite olhar para os pontos fortes, fracos, oportunidades e fraquezas da sua empresa. A partir disso, você também se familiariza com o mercado em que está inserido. Em seguida, entender quais são as necessidades dos clientes e onde elas são abordadas. Dessa forma, esta análise é tão qualitativa quanto quantitativa. Isso porque ela também traz dados como: hábitos digitais, intermediários, influenciadores, entre outros.

A implementação de técnicas de benchmarking também pode ajudar identificar as melhores práticas digitais e histórias de sucesso. Pois a partir disso, você pode aplicá-las ao negócio, prática cada vez mais usada da estratégias globais de empresas.

Em seguida, é preciso realizar um estudo interno para saber como está a situação da empresa e adequar para a era digital. O website está orientado para o cliente? Como é a usabilidade e a experiência de navegação? O blog é atualizado com frequência? Qual é o posicionamento atual do nosso website? E qual é a nossa presença nas redes sociais?

2º Passo - Estabelecer Objetivos de Marketing Digital

Após entender o seu lugar no mercado e seus pontos fortes, trabalhe no estabelecimento de alguns objetivos. Assim, você passa a ter uma ideia clara de onde as suas ações devem te levar. A partir disso, tudo o que for trabalhado deve ser na intenção de atingir esses objetivos.

Com isso, você pode trabalhar no desenvolvimento desta parte do seu plano de marketing digital. Sempre considerando: objetivos específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e oportunos.

Por exemplo:

- Objetivo sem planejamento: "Eu quero aumentar o número de visitas ao meu site".

- Objetivo planejado: "20.000 visitas por mês em website, no prazo de três meses. Para isso, vou criar um blog sobre o tema do meu negócio para gerar tráfego no site".

3º Passo - Definir a Estratégia de Marketing

Depois de ter definido os seus objetivos empresariais, não meça esforços para atingi-los. Assim, a personalização se torna cada vez mais importante no marketing digital. Por isso, quando se trata de definir a sua estratégia para realizar o seu plano, tenha estes fatores em mente:

- Segmentar seu público-alvo: Saiba quem quer abordar, quais são os seus gostos, necessidades ou preferências, como satisfazer as expectativas, etc. Como citado acima, é importante lembrar quem é a "persona" da empresa. 

- Posicionamento: É crucial que sua imagem esteja clara para os clientes sobre o que é são seus valores enquanto empresa. Esses valores devem chegar ao seu público da mesma forma. Deixar claro porque o cliente deve te escolher e não à concorrência. 

Estratégia de Conteúdo

Isto é importante para criar, distribuir e gerir conteúdos originais. Como já mencionamos, bons conteúdos atraem clientes e reforçam os referenciais da a marca. Além disso, também é necessário traçar um plano de comunicação específico (marketing de conteúdo) para cada canal. Algumas das ferramentas que utilizamos para executar esta estratégia são:

- Pesquisa por palavra-chave: Isto implica identificar palavras-chave apropriadas para cada conteúdo, melhorando organicamente o posicionamento SEO.

- Planejamento de conteúdos: Um planejamento de conteúdo é fundamental para garantir que a sua estratégia faça sentido. Ele fornece valor, permite pensar a longo prazo, otimizar os seus recursos e ajuda a criar ideias. Portanto, é interessante incluir a data de publicação, autor, tópico, palavra-chave e tags.

- Publicação nas redes sociais: Escrever um artigo e não o promover nas redes sociais é um erro. Ou seja, planejar o que, quando e onde vai publicar os conteúdos. Além disso, adequar os artigos a cada plataforma de redes sociais, tudo isto tendo o número ideal de caracteres, links, hashtags, e muito mais.

Dica ---> Pense no perfil do seu público; de qual temas irá falar; qual tom vai utilizar e com qual frequência fazer as publicações.

4º Passo - Estratégias e Táticas Digitais

Com base nos nossos objetivos (atração, conversão e fidelização), vamos começar a realizar diferentes estratégias. Dentre as estratégias: campanhas de e-mail marketing, social media, CRM, otimização web, estratégias SEO, publicidade paga nas redes sociais e etc.

O número de canais de comunicação se multiplica a cada dia. Assim como a quantidade de informação que obtemos sobre os nossos clientes é cada vez maior. Portanto, é fundamental que utilizemos ferramentas de automatização que lhe permitam automatizar as campanhas de marketing.

Graças a estas táticas, é possível criar fluxos de trabalho e criar centenas de campanhas com simples cliques. Além disso, você personalizar as mensagens com base na persona de seu negócio, aumentando suas chances de conversão e/ou sucesso. 

5º Passo - Medição de Resultados e KPIs

Depois de ter colocar em prática suas estratégias, está na hora de observar o que funcionou. Assim, a análise dos resultados é um pilar crítico para otimizar, com sucesso, o desempenho e os gastos do marketing digital.

Os KPIs ajudam em cada ação realizada, para perceber se seu negócio atingiu o ROI (retorno sobre o investimento) esperado. Dessa forma, você passa a medir a eficácia das estratégias e atividades implementadas no marketing digital. Ou seja, isso tudo vai ajudar a corrigir o que não funcionou para atingir os objetivos estabelecidos. 

Portanto, certifique-se de que tem um sistema eficaz de visualização de dados em tempo real. O mundo digital evolui rapidamente. Por isso, esteja sempre atento para identificar oportunidades e novas tecnologias para melhorias. 

Então, tenha estes passos em mente ao criar o seu plano de marketing digital e não deixe nada ao acaso. Da mesma forma, que a tecnologia pode ser sua maior aliada. À medida que a tarefa se torna complicada, as novas ferramentas permitem-lhe simplificar o seu trabalho e impulsionar cada vez mais seu desempenho.

Como o time Manáry trabalha

A Manáry Digital é uma agência de marketing digital. Criada do zero, acreditamos em um atendimento humanizado, eficiente e que gere resultados. Sendo assim, trabalhamos com tecnologias e ferramentas voltadas para seu crescimento. Seja aumentando seu tráfego de clientes, ou a quantidade de leads qualificados. A partir disso, nossos clientes veem seus negócios crescerem com o método de Growth Hacking. Nosso time, além de ser especializado em marketing digital, é também fanático por comunicação. Por isso, compartilhamos todas as fases de nosso projeto com vocês. Não só para saber o que se passa com sua empresa, mas também para entender as necessidades. 

Nossas Características

Na Manáry Digital prezamos pela transparência, eficiência e preço. Aqui, acompanhamos seu projeto de perto do início ao fim com atendimento individual. Proporcionamos produtividade aos nossos clientes com o trabalho de times ágeis. Isso porque cada integrante do time Manáry é especializado em algo. Ou seja, todos conhecem os diversos processos dos projetos de ponta a ponta. Ainda que a cada minuto as tecnologias avancem, acreditamos no nosso bem maior: a relação entre pessoas. Portanto, prezamos bastante pela comunicação fácil e acessível. Temos um grupo de WhatsApp com cada um de nossos clientes, independente da utilidade ou plano contratado.

Focamos no seu resultado, facilitando e expandindo sua presença digital. Dessa forma, trabalhamos com utilidades digitais e planos anuais com tudo que você precisa. Utilizando estratégias pagas e orgânicas para alavancar seu negócio de forma segura. Sendo assim, na Manáry Digital, damos a mesma atenção ao micro, médio empreendedor e à grande empresa.

Após conhecer um pouco da sua empresa, começamos o processo de criação de campanha. Nessa análise, reconhecemos padrões de clientes, forças, fraquezas e oportunidades de mercado. Tudo isso com opções de planos anuais que cabem no seu bolso. Ainda assim, caso o plano completo não caiba no seu orçamento, trabalhamos com as utilidades digitais avulsas.

Estratégias

A pandemia certamente alterou algumas configurações em nossa sociedade. Se a presença digital era algo necessário, durante esse período turbulento, ela se tornou imprescindível. Na Manáry Digital, trabalhamos utilizando estratégias para alavancar seu negócio. Sempre entendendo qual a necessidade e a prioridade para cada um em cada etapa do projeto.

Além disso, trabalhamos na confecção de sites institucionais e profissionais, ou melhor, todo tipo de site. Somos especializados também nas campanhas publicitárias (estratégia paga), tanto no Facebook Business (Instagram e Facebook), como no Google Ads. Mas isso você já descobriu acima neste texto. Aqui, contamos com estratégias orgânicas para seu negócio. Assim, otimizamos seu site e conteúdo para que ele seja encontrado pelos mecanismos de busca (Google, Yahoo, Bing).

E não para por aí. Na Manáry Digital você também conta com produção de conteúdo. (saiba a importância disso) Como por exemplo, os conteúdos feitos para blog, associados à estratégia SEO. Mas também trabalhamos com publicações para redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn). Ah! E pode deixar a parte criativa com a gente também. Todos os nossos clientes contam com uma consultoria em marketing digital. Assim, todo mês fazemos uma reunião para acompanhar a evolução do projeto, entendendo padrões e novas necessidades.

Vantagens da Manáry para seu crescimento

Aqui, temos especialistas e um time de programadores que vão ajudar o seu negócio. Com metodologia ágil, no intuito de ser rápido e eficiente, temos diversas utilidades à sua espera. Desde o fortalecimento de seu posicionamento digital até a construção de sites e estratégias digitais. Tudo isso com atendimento personalizado, humano e comunicativo.

Mas não falamos isso da boca para fora. Uma vez que, nosso nome veio para deixar uma marca nos negócios e nas relações humanas. Dessa forma, a origem do nosso nome, Μανάρι, é uma expressão grega de afeto que pode ser comparada a querido ou querida. É uma palavra neutra e demonstra carinho, amor e diversidade. Assim, a vida fez com que a Manáry fosse criada em tempos nebulosos justamente para ajudar a todos. Todos literalmente! Acreditamos que o acesso à informação e aos benefícios que o marketing digital pode trazer devem ser universalizados.

E é isso! Seu negócio está pronto para ter um atendimento personalizado, atencioso, único e que gere resultados? Se sim, converse com um dos integrantes do time Manáry. Conheça um pouco mais sobre esse universo e em como podemos embarcar juntos nesta experiência transformadora!

Preencha o Formulário

para garantir uma Orientação Gratuita!

Compartilhe

Veja nossos Planos

Conheça nossos clientes

Preencha o Formulário

para garantir uma Orientação Gratuita!

1 comentário

  1. […] de investir dinheiro de fato, há uma série de práticas a serem seguidas como apontamos em nosso Manual de Marketing Digital. E ok, você já fez grande parte do que passamos lá. Ainda assim, os frutos esperados não […]