5 passos básicos para lançar com sucesso seu site ou blog

5 passos básicos para lançar com sucesso seu site ou blog

Você está considerando criar um site ou blog, mas não sabe por onde começar? Bom, há uma série de pontos que devem ser considerados antes da criação. A começar que hoje há uma série de plataformas próprias para isso, assim como empresas especializadas no ramo. E não para por aí. Em seguida, você deve escolher a aparência, qual o assunto que será abordado ou até o intuito todo com a criação do site, por exemplo. Sabendo dos cuidados necessários, a Manáry Digital separou 5 passos básicos para lançar com sucesso seu site ou blog.

1.Tenha uma estratégia de conteúdo

Uma das primeiras coisas que você deve fazer antes de começar um blog ou site é se perguntar algumas questões.

Por que lançar o site/blog? Qual o seu intuito? Inclusive, essa é uma resposta que pode se alterar ao longo do tempo.

A maioria das pessoas começam blogs por três razões mais comuns:

- O escritor quer compartilhar suas experiências e inspirar seus leitores. Como é muito comum, um tipo de diário online. Já que muitas pessoas só querem compartilhar seus pensamentos e opiniões com os leitores. Entretanto, esse tipo de blog acaba tendo um menor tráfego do que os outros tipos.

- Outro motivo é escrever sobre tópicos que o escritor gosta, com a possibilidade de monetizar esse conteúdo e acabar faturando com isso. Esse é um tipo de blog bem popular, já que muitos blogueiros nicham seus conteúdos. Assim, eles conseguem compartilhar dicas e indicações de lugares e produtos. Como por exemplo, um blog de comida.

- Ou o blog vai servir como uma vitrine promocional para um negócio já existente. Inclusive, essa última estratégia aqui é muito importante para sites que visam um bom rankeamento nos mecanismos de busca, através do SEO.

Ou seja, seu blog deve ser um meio de responder dúvidas de leitores, gerar “brand awareness” e interesse dos leitores nos produtos/serviços que seu negócio oferece. Como fazer isso? Você pode mostrar aos leitores que você pode fornecer insights valiosos e muitos. E dessa forma, acabar convertendo um novo cliente.

2.Design bonito e de fácil usabilidade

A plataforma escolhida, seja para seu site ou blog, é muito importante. Isso não só por questões estéticas e pela liberdade que você pode ganhar a partir da escolha de uma plataforma em detrimento de outra. Mas você também pode ter dificuldades de conexão e funcionalidade. Há várias empresas que comercializam domínios, assim como hospedagem. Você tem a liberdade de escolher o plano que cabe no seu bolso e também aquele que vai dar te dar o suporte necessário. Já no caso do domínio, no Brasil todos são comercializados pela registros.br. Entretanto, você também pode comprar seu domínio de empresas responsáveis pela revenda deles.

Nós na Manáry Digital recomendamos a mais versátil e intuitiva para mexer, que é a WordPress. Sem dúvida, ela é uma plataforma que facilita e muito a usabilidade de quem desenvolve o site ou blog. E melhor ainda, é de graça. Mas você deve arcar com os custos para ter um domínio exclusivo, assim como com a hospedagem de seu ambiente digital. Neste caso, ter uma agência de Marketing Digital pode facilitar e muito as preocupações com isso. Já que a agência está acostumada com esse tipo de serviço e otimizações de UX (Experiência do Usuário), bem como em toda assessoria e apoio para a resolução de outras questões. Além disso, verifique se alguém já usou seu nome preferido para suas contas de mídia social. É mais fácil para as pessoas encontrarem você se você usar o mesmo URL e identificador de conta.

Costumização

Você também deve customizar seu ambiente digital para que ele tenha a cara que você deseja. E mais uma vez um profissional, um designer, por exemplo, pode te ajudar e muito. Mas não significa que você não consiga fazer por conta própria. Já que há uma vasta gama de temas gratuitos disponíveis no Diretório de Temas do WordPress. Ou você também pode pagar por um pacote premium e ter acesso a outras novidades. Ainda assim, é válido se atentar em alguns pontos como:

- Seu site é responsivo? Ou seja, ele performa da mesma forma em desktops, tablets e celulares?

- Ele tem algum tipo de suporte para clientes ou um fórum, onde você pode tirar dúvidas a respeito de possíveis erros?

- Ele permite customizações, atualizações e garante uma usabilidade fácil ao usuário?

3.Defina e entenda seu fluxo de usuário

Antes de tudo, é importante você conhecer a “persona” do seu blog ou site. A partir daí, você consegue bolar uma estratégia para atraí-los, assim como para definir o objetivo de sua estratégia digital. Ou seja, um dos seus objetivos pode ser que o cliente entre em contato com a equipe de vendas através do site, ou talvez comprar um produto na sua loja virtual ou assinar um serviço, como um curso, em sua plataforma.

Um bom fluxo de usuário é respaldado por um diagrama. E a partir dele, você consegue desenhar e conceituar o caminho que seus usuários vão fazer no seu site, para chegar no objetivo do seu negócio. Sendo assim, esses fluxos são feitos de várias pequenas interações. Cada tela oferece uma possibilidade e o usuário escolhe uma delas. Por isso, é importante mapear os possíveis pontos de entrada para o seu site. Como por exemplo:

Busca orgânica: O usuário vem através dos mecanismos de busca, depois de pesquisar certas palavras-chave.

Busca paga: O cliente chega através de um anúncio feito pelo Google Ads, por exemplo.

Redes sociais: O usuário entra no seu site através de chamada de ação, links ou botões dispostos nas redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn)

E-mail: Um cliente trazido por meio de uma estratégia de e-mail marketing, por exemplo.

Link direto: O usuário digita o link que dá acesso direto ao site e seus conteúdos.

4.Encontrar um nicho lucrativo

Esse é um dos passos que talvez até deveria estar no topo da sua lista, porque conversa diretamente com a posição de seu próprio negócio. No entanto, ao escolher o nicho que você vai atuar também conversa diretamente com a escolha dos nomes e URLs que você deseja usar. Assim como, esbarra na questão da escolha do seu domínio que deve conversar com sua marca. Sendo assim, seja honesto consigo mesmo e se entreviste, fazendo as seguintes perguntas:

- O que te move, no que você tem paixão?

- Sobre qual assunto, serviço ou produto você se considera um grande conhecedor?

- Quais são os tópicos que você se imagina falando, escrevendo e se especializando sobre, daqui a 5 anos, por exemplo?

- Quais dores e questões você pretende resolver com seu site, blog ou negócio próprio?

Tente nichar o máximo possível. Já que o Google acaba rankeando melhor se os conteúdos das postagens conversam mais com um nicho mais fechado e específico (Já ouviu falar em cauda-longa?). Vale ressaltar que ao longo da sua jornada de marca, rebranding é uma prática interessante. No entanto, uma grande reformulação, mudando seu nicho completamente, não é a melhor aposta e tende ser mais custoso e trabalhoso.

5.Conteúdo no site/blog e em outros canais

Agora, com seu próprio site ou blog, você consegue transformar suas ideias em realidade.

- Conteúdo - Escreva e publique os conteúdos de suas páginas básicas, como por exemplo a Home, Quem Somos, Contato e de Serviços. Entretanto, não se esqueça que você deve produzir um mínimo e também escrever de forma estruturada e relevante.

- Foto - Adicione fotos, seja em seu blog ou no site. É importante se atentar à qualidade dela, claro. Mas procure focar nos metadados dela. Essa é uma dica muito valiosa quando se fala em rankeamento orgânico. Uma vez que esses dados facilitam os robôs dos mecanismos entenderem do que se trata sua página ou site.
- Logotipo - Crie um logotipo que se comunique com seus possíveis clientes e deixe claro do que se trata seu negócio, por exemplo. Em uma realidade diferente de outros anos, há diversas ferramentas básicas que podem te ajudar nessa tarefa. No entanto, há muitos profissionais e agências dedicadas até na parte de desenvolvimento do seu logo (a Manáry Digital é uma delas 😉).
- Comentários - Você pode determinar se deseja comentários no seu blog ou não. À medida que você fica exposto a críticas, não leve isso para o lado ruim. De qualquer forma, esse pode ser mais um canal, de duas mãos, para se comunicar com seu público. Como por exemplo, feedback positivo, crítica ou uma interação com seus leitores.
- Social - Hoje em dia, a presença nas mídias sociais é algo bastante valioso. Mas disso você já sabe, não é? Portanto, vá além. Poste vídeos, fotos que chamem a atenção de sua audiência para seu site ou blog (lembre da estratégia de fluxo de usuários que falamos acima?). Sendo assim, lembre-se de produzir para as redes sociais e crie conexão de seus conteúdos para elas.

Vantagens da Manáry para seu crescimento

Bom, como dissemos esses são os passos básicos para você lançar com sucesso seu site. Mas além disso, há uma série de estratégias e indicadores a serem acompanhados após o lançamento. Portanto, é muito importante estar do lado de quem conhece. A Manáry Digital é especializada em Growth Hacking e pode ajudar muito a desenvolver sua presença digital. Esse método nos permite metrificar diversos indicadores. E a partir disso, entendemos o comportamento dos usuários no site, por exemplo, promovendo melhoras. Além disso, realizamos campanhas no Google Ads e nas redes sociais, para aumentar o tráfego de seu site, suas conversões e vendas. E não para por aí. Também desenvolvemos toda a parte institucional como criação de logo, publicações nas redes sociais e oferecemos consultoria digital para alavancar seu negócio e suas vendas.

Está esperando o que? Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo WhatsApp e converse agora mesmo com um dos especialistas do nosso time.

Preencha o Formulário

para garantir uma Orientação Gratuita!

Compartilhe

Veja nossos Planos