Como aproveitar os benefícios da Black Friday?

black friday manary

A Black Friday começou nos EUA. Ela sempre ocorre após a quinta-feira de Ação de Graças (Thanksgiving), feriado importante para os estadunidenses. Ela acabou surgindo porque depois desse feriado começa o período natalino. A partir disso, público e lojas se preparam durante esse período para as compras de final de ano. Com a grande movimentação dos clientes, em busca das novidades que chegavam às lojas, as próprias começaram a investir para maximizar as vendas, por meio de descontos e promoções. Esses descontos e promoções se expandiram para as mais diversas áreas e atravessaram as fronteiras. Na atual dinâmica, de mídias digitais e e-commerce, ela continua crescendo a cada ano. Saiba como aproveitar os benefícios da Black Friday.

A Black Friday para o público e para as empresas

A Black Friday é benéfica tanto para o público quanto para os comércios e negócios. O “feriado” em si gera uma publicidade gratuita para o evento, aumentando as oportunidades de negócio. Assim, o público também passa a se organizar para usufruir das melhores ofertas causadas pelo evento. 

Originalmente, o evento ocorria em lojas físicas. Assim como você já deve ter visto vídeos viralizados de consumidores invadindo e causando confusão e loucura nas lojas, ao abrirem suas portas. Hoje, com o mercado digital em constante expansão, as possibilidades são diversas. Dessa forma, o site de seu negócio pode observar um crescimento em seu tráfego o que pode significar um aumento de vendas e faturamento. A partir disso, as compras digitais também facilitam ações do lojista para converter esse público, que já está em busca das promoções desse período.

Assim, é possível criar estratégias que favoreçam, por exemplo, promoções relâmpago. Ou seja, seu site por meio de um pop-up, pode informar os usuários sobre a queda no preço de um produto ou serviço. Além disso, com a facilidade de programação e relatórios cada vez mais concisos e em tempo real. Você pode monitorar seu negócio de forma minuciosa e em poucas horas entender o comportamento de quem navega pelo site. Assim, se o plano do vendedor era vender 100 mouses em 3 horas, por exemplo, e na primeira hora só vendeu 10. A tecnologia permite alguma mudança de estratégia que direcione o quanto antes os clientes para o produto desejado. 

Entretanto, essas não são as únicas vantagens da Black Friday. Ela também pode ser uma forte aliada para aumentar o conhecimento do público sobre o seu negócio, graças a esse maior tráfego gerado pelo evento em si.

Dicas para vendedores e empresas

Assim como o consumidor deve ficar atento na Black Friday, principalmente por questões de falsos descontos, golpes e fraudes, vendedores e empresas também devem se preparar.  

Como citado acima, a data pode gerar maior tráfego, aumentar número de clientes em loja física, etc. Entretanto, de nada vale ter esse aumento se o seu negócio não está preparado para isso. Sendo assim, é importante se atentar em criar uma ótima experiência para o consumidor. se você vende um serviço, busque otimizar o serviço de atendimento ao cliente. Vale ressaltar que isso deve ser um exercício para todo e qualquer profissional de marketing, já que uma das fases do funil de vendas é o encantamento. Ou seja, os esforços de seu trabalho, ou de sua equipe, devem ser voltados a realizar cada vez mais vendas. E dessa forma, retroalimentar o processo. Um dos principais fatores que atuam nessa hora é a experiência total de compra, a partir da percepção do cliente. Portanto, um primeiro contato bem-sucedido  pode refletir em um relacionamento consistente no longo prazo.

No caso de lojas físicas, espaços de personalização e ativações podem impulsionar as vendas. Assim como, por exemplo, kits, brindes, embalagens presenteáveis e edições limitadas. 

5 dicas para se preparar para a Black Friday

Bom, suas vendas podem aumentar e muito, mas para isso, seu negócio deve se preparar para receber esse grande número de público. Assim, para que o público sempre tenha um bom atendimento, conheças algumas dicas para como se preparar:  

Garanta que seu site suporte tamanho público

Com uma loja física, existe uma limitação espacial e até de segurança para que todos os clientes consigam entrar no local. No ambiente digital, apesar de imaterial, não é diferente. Portanto, sua plataforma online também deve estar preparada para receber um volume grande e simultâneo de usuários. Garantindo assim, que ela não caia, ou apresente uma navegação lenta.

Promova a estratégia de upsell e cross-sell

Apesar do nome não ser tão difundido. A tática de Upsell já é bem conhecida pelo público. Basicamente, ela consiste na recomendação/sugestão de um upgrade de produto, durante a experiência de compra. Como por exemplo, quando você vai a um fast-food e o atendente te sugere uma porção maior de batata, por um pequeno acréscimo. 

Além disso, existe a tática do cross-sell (venda cruzada). Neste caso, a lógica é a mesma. Mas por exemplo, você está em um site comprando um tênis. E abaixo há sugestão de outros tênis, ou talvez uma meia. Até porque quem compra tênis, precisa de uma meia. E assim, você consegue aumentar o ticket médio de venda durante a Black Friday. Resultando assim, em um crescimento no número de vendas em diversos setores, até mesmo aquelas que não participam de promoções tão significativas.

Otimize a página de compra

Uma das etapas da venda online é o checkout, lugar onde o cliente observa seu carrinho e finaliza sua compra. Esse procedimento precisa ser claro e transparente, trazendo segurança ao consumidor. Portanto, é recomendável apresentar diferentes formas de pagamento, como cartão de crédito, débito, boleto, PIX, etc. 

Mas essa não é a única otimização que você pode fazer. Com o Google Optimize, por exemplo, você pode criar versões de suas páginas de vendas. E criar a partir disso, experiências próximas, porém diferentes ao cliente. Dessa forma, você pode entender qual delas está vendendo mais ou chamando maior atenção durante a conversão. O design de seu site também pode receber renovações. Com um modelo específico para a Black Friday, por exemplo. Ou simplesmente com a criação de banners e popups que direcionam às promoções. 

Trabalhe com parceiros de logística

O crescimento do público de uma hora para outra requer um melhor planejamento das ações. Como por exemplo, o tamanho do estoque ou os parceiros de entrega/logística que serão contratados para essa possível demanda maior. 

Com o aumento da demanda, é comum que os prazos possam sofrer algum tipo de atraso,  sem a logística preparada para todas as atividades. Sendo assim, é preciso alinhar expectativas com esse parceiro. Assim como também treinar a sua equipe interna e capacitá-la para lidar com o público em uma data tão competitiva.

Faça anúncios específicos

Anúncios já são uma parte muito importante dos negócios. Agora, quando falamos de negócios digitais, eles se tornam cada vez mais valiosos, especialmente na Black Friday. Isso porque seus concorrentes também passam a focar seus anúncios neste evento específico, portanto como você vai se diferenciar deles? 

Assim, você deve analisar os meios de comunicação mais “povoados” pelas audiências que você busca para seu negócio. A depender do tamanho da empresa, encontramos diversos anúncios na rádio e TV relacionados à Black Friday. Entretanto, os anúncios pagos nas redes sociais, por meio de plataformas como Google Ads e Meta Ads, também são crescentes. Especialmente quando falamos de e-commerces. Dessa forma, é muito importante fazer anúncios específicos para a data, focando na urgência das promoções. E além disso, faça testes A/B para entender qual anúncio pode performar melhor e entregar um maior tráfego e o lead correto para seu site.

Vantagens da Manáry Digital para seu crescimento

Para conferir se sua Black Friday foi um sucesso como esperado é necessário analisar uma série de métricas. Portanto, se no seu caso você possui uma loja física, busque monitorar alguns números. Como por exemplo, quantos clientes chegaram à sua loja física graças à internet, seja por meio de tráfego pago ou orgânico. Já no ambiente digital, uma série de métricas podem também te ajudar e trazer insights valiosos para seu negócio. E esses resultados não apenas podem ser usados para a próxima edição da data, mas também para serem aderidos à sua estratégia padrão de venda. 

A Manáry Digital pode te ajudar e muito neste sentido. Graças à nossa metodologia de Growth Hacking nos interessa saber as estratégias que funcionam e fazemos testes até descobri-las. Assim, focamos para que as pessoas certas saibam sobre seu negócio. Isto é, as pessoas com maior potencial para se tornarem clientes fiéis e por isso nos baseamos fortemente em dados. Sendo assim, TUDO deve ser medido, calculável e possível de rastrear (conversões, usuários, novos usuários, e por aí vai). 

Além disso, somos especialistas em Google Ads e Meta Ads voltados na conversão e atração de clientes por meio de uma estratégia digital. 

Quer saber mais? Entre em contato com nosso time para saber mais ou preencha o formulário abaixo que entraremos em contato!

Preencha o Formulário

para garantir uma Orientação Gratuita!

Compartilhe

Veja nossos Planos